sábado, 10 de agosto de 2013

AUTONOMIA E INOVAÇÃO



"A suprema liberdade para grupos criativos é a liberdade para experimentar novas ideias. Alguns céticos insistem em dizer que inovar custa caro. No final das contas, a inovação é barata. A mediocridade é cara - e a autonomia pode ser um antídoto".

Peguei este trecho de Tom Kelley por que fiz uma relação mental imediata ao ler o título "TIC: a autonomia do professor é fundamental para a inovação educacional" no Canal Tech (Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/coluna/educacao/A-autonomia-do-professor-e-fundamental-para-a-inovacao-educacional/#ixzz2bOXeJU00 )

Por falar em relação, ao analisar as pesquisas realizadas em 2012, pelo Centro de Estudos Sobre as TIC(CETIC.br), identifiquei uma consonância com o nosso trabalho no ProUCA-PB ao qual venho percebendo, através das opiniões expressas nos fóruns, que os professores estão conscientes das vantagens que as TIC proporcionam sendo, inclusive, favoráveis a elas.

Segundo a pesquisa do CETIC.br, a maioria dos professores concordam que:
  1. As TIC ampliam o acesso a recursos mais diversificados e de melhor qualidade;
  2. As TIC colaboram para que os educadores passem a adotar novos métodos de ensino;
  3. As TIC são instrumentos que facilitam o cumprimento das tarefas administrativas;
  4. As TIC são usadas para ampliar o trabalho colaborativo com outros colegas da mesma escola;
  5. As TIC servem para articular contatos com professores de outras escolas e com especialistas de fora da escola;
  6. As TIC servem para a realização de avaliações mais individualizadas dos estudantes.

Infográfico TIC

Porém, mais do que concordar e reconhecer tais vantagens, é preciso utilizá-las!

Sou impelido a concordar que para as tecnologias, instrumentos e processos sejam satisfatoriamente utilizados, a autonomia deve ser uma característica presente nos professores. E mais do que isso, precisa ser facilitada “horizontalizando as hierarquias e descentralizando a tomada de decisão”.

“Privilegiar a autonomia do trabalho do professor, significa liberdade para desempenhar funções e papéis de formas personalizadas, únicas e diferenciadas”.

Na formação do ProUCA-PB, por se tratar de um curso majoritariamente à distância, existe a entrega de uma autonomia operacional ao cursista, que estimula o senso de responsabilidade pela própria aprendizagem. E quando me refiro a aprendizagem, considere-a um objetivo, que como qualquer objetivo a ser alcançado, deve ser levado em conta algumas premissas. No caso do ProUCA-PB isto inclui a organização autônoma individual para acessar as aulas, e a auto organização dos grupos que se reúnem presencialmente para fazer atividades (colaborativamente).

Esta "organização autônoma" considera os prazos das atividades. E estas atividades, por sua vez, também objetivam a autonomia. Por exemplo, quando estimulamos que demonstrem a aplicabilidade dos Softwares abordados na aula. Estas atividades nos retornam discursos mais próximos da realidade deles fazendo com que nós possamos entender melhor como eles enxergam estas tecnologias. Ao exemplificarem verificamos como eles acreditam que as TIC podem ser incorporadas a sua didática, além de existir uma possibilidade real daquilo que eles mesmos estão sugerindo, ser aplicado em sala.

Ao final do curso teremos uma ideia melhor sobre as vantagens que a autonomia agregou a formação, pois além de termos uma carga de informações maior para analisar a evolução, o último módulo traz como atividade um projeto que será desenvolvido pelos cursistas. Então, acreditamos que estes projetos sejam de fato aplicados, e transformem/evoluam o ambiente escolar onde estes professores atuam, e mais, que a autonomia os ajudem a manter o ciclo de inovações.
    



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