A aula 11 que corresponde
ao segundo módulo da formação do PROUCA-PB, trouxe consigo uma
característica interessante sobre a forma como um desafio pode ser
positivo para os cursistas. Mas quando falo em desafio me refiro a
algo criteriosamente escolhido e modelado para que provoque um estado
de concentração. Para que isso ocorra, o desafio precisa ser
equilibrado no sentido de que não ofereça um nível de dificuldade
além das capacidades dos cursistas, e também não seja trivial.
Segundo Mihaly
Csikszentmihalyi, este tipo de desafio oferece a oportunidade de
entrar no estado de fluxo, que é aquele período de tempo em que
você fica totalmente imerso na atividade que está fazendo, e quando
essa atividade tem um objetivo claro, se torna ainda mais favorável
ao “flow”.
Pois bem, na Aula 11 o
objetivo consistia em produzir um áudio ou vídeo com softwares
específicos. No início pareceu um desafio difícil, a prova disso é
que quase ninguém respondeu os fóruns, na verdade apenas um aluno
(das duas escolas que sou responsável) conseguiu fazer, embora
estivesse errado :) . Mas em fim, durante o encontro presencial
marcado para esclarecer as dúvidas sobre esta atividade, verifiquei
que os cursistas estavam mais animados e mais interessados do que nos encontros anteriores. Sobretudo
por que estavam conseguindo fazer a atividade que julgavam difícil,
que na prática não era tão difícil assim, estava totalmente
dentro das suas capacidades. E o mais importante: eles perceberam
isso! A maior motivação foi percebida quando vi eles se
visualizando na tela ou escutando suas vozes que saiam dos
auto-falantes do Uquinha.
Resultado: todos os
tutores presenciais que participaram deste encontro conseguiram
gravar suas entrevistas, sendo vídeos e/ou áudios. A autonomia foi
entregue a eles para que concebessem seus próprios roteiros. Diga-se
de passagem fiquei muito feliz com o resultado, tando pela quantidade
de alunos que posteriormente responderam esta atividade no fórum,
quando pela qualidade das respostas dadas nas entrevistas.
Realmente no primeiro momento a aula 11 se pareceu muito complicada, mas no encontro presencial vimos que poderíamos chegar ao objetivo que se esperava na mesma, e foi isso que aconteceu, a partir do encontro presencial foi percebido que o que pensávamos ser tão complicado num primeiro momento, não era e nos vislumbramos em poder fazer e vê nosso trabalho pronto, foi muito bacana!
ResponderExcluirEu mesmo fiquei um pouco perdido em desenvolver a atividade, mas no encontro presencial em joao pessoa, ficou bem claro como fazer a atividade e que nao se tornava tao complicado assim, basta pormos a mente para funcionar!
ResponderExcluir