quarta-feira, 4 de setembro de 2013

DESAFIO!


A aula 11 que corresponde ao segundo módulo da formação do PROUCA-PB, trouxe consigo uma característica interessante sobre a forma como um desafio pode ser positivo para os cursistas. Mas quando falo em desafio me refiro a algo criteriosamente escolhido e modelado para que provoque um estado de concentração. Para que isso ocorra, o desafio precisa ser equilibrado no sentido de que não ofereça um nível de dificuldade além das capacidades dos cursistas, e também não seja trivial.

Segundo Mihaly Csikszentmihalyi, este tipo de desafio oferece a oportunidade de entrar no estado de fluxo, que é aquele período de tempo em que você fica totalmente imerso na atividade que está fazendo, e quando essa atividade tem um objetivo claro, se torna ainda mais favorável ao “flow”.




Pois bem, na Aula 11 o objetivo consistia em produzir um áudio ou vídeo com softwares específicos. No início pareceu um desafio difícil, a prova disso é que quase ninguém respondeu os fóruns, na verdade apenas um aluno (das duas escolas que sou responsável) conseguiu fazer, embora estivesse errado :) . Mas em fim, durante o encontro presencial marcado para esclarecer as dúvidas sobre esta atividade, verifiquei que os cursistas estavam mais animados e mais interessados do que nos encontros anteriores. Sobretudo por que estavam conseguindo fazer a atividade que julgavam difícil, que na prática não era tão difícil assim, estava totalmente dentro das suas capacidades. E o mais importante: eles perceberam isso! A maior motivação foi percebida quando vi eles se visualizando na tela ou escutando suas vozes que saiam dos auto-falantes do Uquinha.

Resultado: todos os tutores presenciais que participaram deste encontro conseguiram gravar suas entrevistas, sendo vídeos e/ou áudios. A autonomia foi entregue a eles para que concebessem seus próprios roteiros. Diga-se de passagem fiquei muito feliz com o resultado, tando pela quantidade de alunos que posteriormente responderam esta atividade no fórum, quando pela qualidade das respostas dadas nas entrevistas.







2 comentários:

  1. Realmente no primeiro momento a aula 11 se pareceu muito complicada, mas no encontro presencial vimos que poderíamos chegar ao objetivo que se esperava na mesma, e foi isso que aconteceu, a partir do encontro presencial foi percebido que o que pensávamos ser tão complicado num primeiro momento, não era e nos vislumbramos em poder fazer e vê nosso trabalho pronto, foi muito bacana!

    ResponderExcluir
  2. Eu mesmo fiquei um pouco perdido em desenvolver a atividade, mas no encontro presencial em joao pessoa, ficou bem claro como fazer a atividade e que nao se tornava tao complicado assim, basta pormos a mente para funcionar!

    ResponderExcluir

Olá visitante!! Deixe aqui seu comentário!